Estudantes fazem reportagem para KidsTalkRadio – Califórnia, USA

No Sábado passado, dia 12, sob a minha coordenação os alunos, Edson, Joelson, Ivan, Claúdio, Ricardo, Alberto, Eddy, Jailson e Ruben produziram este vídeo, no qual apresentamos a cantora Xiomara Barbosa ao KidsTalkRadio e Cape Verde Tenth Island Project.

Foi a meu ver uma excelente oportunidade para todos nós. Com dois telemóveis e uma câmera, a nossa ideia é fazer chegar à Califórnia, nos Estados Unidos, uma estória breve sobre este talento musical cabo-verdiano. E os alunos que participaram estão a viabilizar isto com as suas competências e sobretudo com criatividade.

Advertisement

26 thoughts on “Estudantes fazem reportagem para KidsTalkRadio – Califórnia, USA

  1. Que iniciativa fantástica! É muito interessante ver como se pode fazer um trabalho de excelente qualidade com tão poucos recursos. E conseguiram fazer um grande video de apresentação e divulgação duma cantora cabo-verdiana nova. Este sucesso dever-se-á, com certeza, à grande motivação e capacidade de aprendizagem dos alunos e a um Professor que sabe como fomentar esse talento. Por favor continuem a divulgar a vossa música e cultura! Muitos parabéns!

  2. Vi o vídeo e gostei muito. Mais do que isso: há aqui, com recurso às TIC, na sua componente multimédia, uma excelente reportagem sobre a arte, a cultura e o “way of life” dos cabo-verdianos. Tive atenção aos recursos de jornalismo e de investigação sociológica para dourar tais conteúdos. Muito por alto diria que nos deparamos neste trabalho com boa técnica, excelente qualidade de outcome e de um team que promete. Keep on doing this good job…

    • Ora. aí está uma excelente ideia de como fazer muito com poucos recursos. Quando existe vontade e querer podemos ir bem longe. A Xiomara tem uma voz lindíssima. Dêm-lhe asas que ela voará bem longe e com ela todo um país e toda uma nação. Parabéns a toda esta equipa de jovens e respectivos coordenadores pelo excelente trabalho realizado. Às vezes valem mais estas iniciativas que mil Ministérios e Secretarias ditas de Cultura.
      Força aí, amigos

  3. Comentario da Xiomara:

    http://www.youtube.com/watch?v=M9nzpHaJmjY&feature=youtu.be ……….. ES VIDEO FOI GRAVADO NA ENTRADA DE UNICV , KU ALUNOS NA AREA DE MULTIMEDIA, E KU 2 TELEMOVEL …poia é telemovel , um experiencia muito bom que devia ser tomado como exemplo pa munti alguem , principalmente jovens k cre fazi um trabadjo do tipo sem gasta nada praticamente ,k podi djuda na divulga ses trabadjo e novos talentos , foi simples , rapido e eficaz , ambiente discontraido e divertido…hoje es simples video sta ser odjado na California …tanto mi como es studantis d UniCV sta ser apreciados la …podi ser bo tb ….thanks pessoal , thanks Tio Angelo Barbosa (Djinho Barbosa) pa es oportunidade 😉

    Xiomara.

  4. That was a very nice video, and nice to see that Kids Talk Radio from different countries connecting together and sharing their thoughts on this project. The students did a great job, and a congratulations to Xiomara on her success.

    Well Done 🙂

  5. Gostei! É muito bom por os estudantes a exercitarem coisas reais, da vida real.Parabéns aos jovens, à Xiomara de voz tão doce e ao professor!

  6. Mensagem de Dana Faria – Presidente Bridgewater State University – MA, USA
    Hi Angelo!

    The project looks great! I’m hoping to see you when we visit CV next month. We will try to setup a time to visit with you and have some discussion about several projects we are working on in CV and here at BSU.

    I look forward to seeing you in a couple of weeks.

    My best,

    Dana

    • Hello Angelo,

      This is a great thing to catch the envisionned perspective between BSU and Uni-CV. Such a partnership will take us at a higher level gains: Technology and English language development are already ones.
      I grasp the opportunity to congratulate this pioneering technological initiative.

      Warm wishes,

      Alfred

  7. Realmente esta iniciativa vem na sequência de várias actividade que o professor tem vindo a desenvolver nesta disciplina Tecnologias web. Para mim cada aula de tecnologia web é muito surpreendente pelo facto de as aulas serem dinâmicas sérias e produtivas.

  8. Penso tratar-se de um exemplo ilustrativo e de uma prova inequívoca do que é possível fazer com a tecnologia que está ao nosso alcance, deitando por terra a ideia de que produzir um vídeo é sinónimo de sofisticação tecnológica.
    Todavia, mais do que produzir esta previsível constatação e de partilhar esse feito, é, sobretudo, importante direcionar energia no sentido de se criar dinâmicas de sensibilização para uma cultura tecnológica que faça frente à práticas, estilos de aprendizagem preferenciais, hábitos enraizados e resistência à mudança. Se para alguns produzir um recurso/conteúdo não oferece dificuldades maiores, para outros, as coisas não são tão fáceis como parecem, implicando, muitas vezes, o domínio ainda que minimamente de competências específicas e de esclarecimentos adicionais.
    É nesta linha de raciocínio que gostaria de pedir a tua colaboração para nos ajudar a criar estratégias adequadas e eficazes que potenciem novas posturas e comportamentos, sensibilizem para a tomada de consciência e despoletem ondas de motivação para o recurso às TIC como suporte capaz de agregar novos impactos à prática letiva, ao processo educativo e formativo.
    Toda a contribuição nesse sentido é bem vinda, desejável e recomendável. Aguardo o teu feedback.

  9. Grande iniciativa…ficou muito bem produzida visto que foi utilizado apenas 2 telemóveis e uma câmara. Imaginem se fosse com matérias mais profissionais agora…está turma e esses alunos e o Professor Ângelo Barbosa está de parabéns. São de pessoas com mentes assim que o mundo precisa, pessoas que conseguem fazer coisas pequenas tornarem grande, e noticia para o mundo fora devido a sua grande capacidade e confiança ,em fazer coisas acontecer..

  10. É a prova de que com pouco se pode fazer muito. Importa é o talento e o brio para fazer as coisas. Tirando o nervosismo tanto do “jornalista” como da entrevistada, está muito bem feito o trabalho. O talento aperfeiçoa-se, o mais importante é começar e ir limando as arestas.

  11. Excelente! Boa iniciativa para promoçao e divulgacao em CV. Com tecnologia pode se fazer milhares de coisas–e aqui temos um exemplo. Xiomara Barbosa tem uma linda voz e está aqui cantando umas das musicas que mais gosto em Cabo Verde. I love it and I think we should find sponsors for this young lady. Actually, who is she? Her rhythm and melody are very nostalgic—and makes one feel home sick. We should probably begin the process of promoting her to attend the largest American folk festival – in Lowell Massachusetts. I can certainly provide the website for you guys to begin the process

  12. Boa iniciativa do professor, com esta actividade e também da forma como está a transmitir a mensagem na sala de aula…. Mais uma fez obrigado para a sua dinâmica

  13. YOU ARE TO BE CONGRATULATED!
    This is absolutely fantastic-
    Not only the musical talent, but also the very means through which you are reaching out and bridging distances.
    My congratulations to all.

    João Rosa – Education Department, University of Massachusetts Dartmouth

  14. Bom arranque para a larga oportunidade de divulgação de nossas capacidades, digo que isso é apenas uma amostra do que somos capazes de fazer, tenho boas perspectivas disso, “comunicação e multimédia” duas ferramentas poderosas, que quando usadas é nisso que dá, ou seja, comunicando em vários meios e de diversas formas, seja por vídeo, imagem estática ou texto resulta numa melhor captação da informações que se pretende transmitir, gerando maior interacção, interesse e talvez novas oportunidades e ideias. Foi uma boa experiência, por ajudar-nos a enxergar melhor em o quê que estamos postos, onde é que nos enquadramos, que é uma área vasta.

  15. Esta é uma oportunidade de comunicar com o mundo em que podemos aproveitar os recursos que temos e divulgar a nossa experiencia e capacidade de criar novas ideias.

  16. This is our work we did where we show the world what we can do with little resource quality video and also where we present our talent of Cape Verdean music that are creative and innovative.

Deixa o seu Comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s