Workshop Som, Conteúdo, Tecnologia

sonconteudotecnologia

Ontem foi a nossa última aula.
Quis aproveitar este momento para falar aos alunos da minha experiência na produção musical. Falei do meu projecto experimental  Trás di Son, da sua realização “home made” e dos recursos que utilizei.

Mostrei as minhas ferramentas de trabalho, tais como o sintetizador Roland XP80, o Mixer de 4 canais, o interface áudio M-Audio, o MacBook, o Cubase 4 e outros acessórios.

Por exemplo, o microfone esteve a circular pela sala para os alunos que nunca tinham tido a oportunidade de ver de perto este importante recurso.

Depois, convidei os músicos da sala para improvisarmos um pouco, e aí a aula foi realmente interessante pois, o “spoken words” do Cristiano, do Danilson e do Emanuel levou toda a turma no beat.

Foi uma excelente última aula. Boa sorte a todos os alunos.

13 thoughts on “Workshop Som, Conteúdo, Tecnologia

  1. Caro Professor Ângelo Barbosa, foi uma satisfação imenso, para todos nós, foste muito mais de que um professor, foste amigo, foste concelheiro, foste um exemplo de profissional, tivemos muitas experiências não só do nosso curso “Comunicação e Multimédia”, mas de uma forma geral baseada nos três conceitos (Criatividade | Conteúdo | Tecnologia). Ganhamos uma experiência de vida em pouco tempo, fez com que mudamos a nossa maneira de pensar. Obrigados pelos workshops, que nos permitiu ver as necessidades do mercado, obrigado pelas suas insistências em nos fazer ver as oportunidades, que as coisas acontecem. A aula de ontem foi espectacular, momento super divertido, tivemos um estúdio dentro da sala…..>>keywords What´s New, Conteúdos, Tecnologia, Histórias, Oportunidades, Redes, Criatividades, Recursos, acontecem…..PIMBA. Thank you for all things.

  2. Fantástico, Djinho. No mundo de hoje os recursos pedagógicos no processo Ensino/aprendizagem, estão permanentemente a desafiar-nos. Os decisores de hoje, e nele se incluem os professores, devem ter abertura siuficiente para os novos desafios que se nos apresentam.

  3. Oi professor gostei muito da aula de ontem foi um prazer imenso ter o senhor como o nosso professor, gostaríamos que o senhor fica-se connosco até o final do nosso curso, para min o senhor foi um dos melhores professor que já tive em toda a minha vida, um professor que sempre nos incentiva a trabalhar, preocupa com os alunos, divertido, aprendemos muito com o senhor, se todo o professor fosse igual ao senhor estaríamos muito bom, espero que onde quer que o senhor esteja nunca vai esquecer de nós por nós nunca vamos esquecer do senhor, no nosso coração para sempre o senhor vai permanecer, Tecnologia Web é um disciplina que não da para esquecer se tem bolsa de mérito para professor eu sei que o senhor merece professor o senhor é nota 20.
    Workshop sempre nos faz conhecer a realidade de vida, despertar o nosso interesse, ser criativo, o senhor troou-se inovação a nossa turma.
    Minis tempo ta passa o que podemos fazer hoje nunca deixe para amanha, não podemos desperdiçar muito porque tempo não espera, ontem que estávamos no 1º ano e hoje já no 3º ano, tempo está na corrida temos que quentar o passo para não ficarmos para trás e nem por baixo da linha, seguir Standard ficar sempre por cima Comunicação Multimédia Professor, Alunos nos somos uma família.

  4. Filinto Elísio

    Tenho-vos acompanhado, com crença e interesse. A orientação do Professor Angelo Barbosa transcende a aula clássica e assenta numa liderança democrática e “aprendente”. Agora, no vaticínio ainda moderno, é aprender com as vossas cabeças. Open Mind, pessoal. Web oriented. O vosso trabalho, tão inovador quão criativo, tem sido o de transformar as estruturas pesadas em linhas que apontam para o salto qualitativo que todos precisamos dar. Acreditem que já atravessaram o equador da modernidade. É assim e por aí a travessia…
    Um abraço

  5. Meus parabens pela iniciativa, realmente falar ou explicar esta experiencia como produtor musical é de facto qualquer coisa de muito ímpar, pois realmente embora todos podem ter as mesmas ferramentas, a produção final vai depender do gosto particular, ou do conceito do produtor e isso varia por motivos vários, quantas palmadas levamos quando crianças, quanta catchupa comemos, quais as músicas que ouvimos desde spre, quais delas é que escolhemos como as que soam melhor, enfim, uma infinidade de metáforas podia eu uzar aqui, e há tb um detalhe que diferencia os produtores, há produtores que trabalham muito até encontrarem o melhor timbre para o produto e há outra forma que é aquela que mais enquadra pelo menos na minha forma de trabalhar, é conseguir ouvir com antecedencia os instrumentos e timbres que vão servir dentro do imaginário que a nossa criatividade nos permite, mesmo antes de fazer a experiencia física, já não me lembro qual era o filósofo que fala da “experiencia pensada”, e de facto tenho tido a sorte como produtor de ficar satisfeito com algumas produções, mas é isso, cada um faz numa perspectiva própria dando origem a uma diversidade de produções que permite ao púlbico escolher spre o que mais gostar, um grande abraço, e vamos continuar a luta,

    Hernani Almeida

  6. A nossa ultima aula na disciplina tecnologia Web, com o mestre professor Ângelo Barbosa foi um espectáculo, portanto uma experiência muito boa no qual podemos experimentar a música dentro do contexto multimédia. De um modo geral esta disciplina trouxe uma nova dinâmica e impulso para o curso de multimédia , porque tivemos experiências várias, desde workshops, visitas a empresas e instituições ligadas a área de multimédia e podemos acompanhar de perto alguns trabalhos realizados, contactos com artistas muito concebido a nível nacional e internacional profissionais e técnicos de multimédia.
    Tudo isso aconteceu devido a uma vontade muito próprio do professor, que não deixarei aqui de realçar na busca constante de novas estratégias de abordagem do ensino actual adaptando ao contexto actual.
    Desta forma queria agradecer a professor por toda esta experiência que ele nos tem passado e que certamente nos servirão de base para o futuro e para a criatividade.

  7. realmente a nossa ultima aula foi muito interessante gostei imenso da parte em que o professor veio nos mostrar como funciona todo o processamento do som até ouvimos aquele resultado final.

  8. Caro professor Ângelo Barbosa, dizer obrigado é tudo o que posso neste exacto momento, porque o senhor para alem de ser um bom professor foi um grande aconselhador e amigo que fez-nos conhecer algumas coisas que não faziam parte do plano curricular da disciplina, isto é, saindo da universidade para conhecer lugares que futuramente podemos lá estar e trazendo para turma pessoas com conhecimento que relaciona com o nosso curso.
    Portanto espero que esse laço que criamos não acabe, e que o senhor continua sempre a ser o nosso professor até o final do curso.

  9. Boa!!!pena que eu não estive presente nesta aula, pois perde a oportunidade de conhecer o outro lado do professor, como músico. Agradeço desde já por ter postado essas fotos porque assim pude ver como tudo aconteceu e o entusiasmo dos meus colegas.
    Pena que chegamos ao fim, mas espero que por este meio, fiquemos sempre em contacto um com os outros.

Deixa o seu Comentário